Imagem
Demonstração de uma Attention Whore Gamer no mundo da internet.
Há muito tempo atrás eu ouvi esse termo esporadicamente saindo de comentários de facebook, blogs, games, etc.  No começo eu concordei, não vou negar e nem ser hipócrita, mas no mundo dos games, ver meninas irritantes e que muitas vezes estragavam os MMORPGS me deixava irada. Mas comecei a pensar, a refletir e a pesquisar sobre isso, e notei que há algo por trás que a maioria dos homens nunca vai admitir, mas que é a verdade: o Machismo.
Ai você começa a me xingar agora "ai vc é exagerada" "ai essas feministas que enxergam machismo em tudo" "mimimi machismo já acabou há mt tempo" "ai só sabem reclamar". Mas antes que você se encha desses preconceitos e me julgue por milhões de coisas, quero que leia esse texto até o final, ai sim pode me xingar, combinado? Ok, vamos lá.

Não é preciso ir muito longe na internet pra ter uma definição clara de Attention Whore: são seres que querem chamar a atenção a qualquer custo. E no mundo dos games as Attention Whores são bem mais visíveis e bem mais criticadas, e englobam basicamente 99,9% das meninas que jogam online e que muitas vezes "sem querer" se mostram ser meninas para os outros que não a conhecem.

É um fato que o videogame sempre foi dominado pelo público masculino faz é tempo. Eu percebi isso desde criança, onde tinha um lugar que funcionava como uma lan house em frente a minha casa, mas era somente de videogames, tinha de tudo lá, desde playstation até NES e nintendo 64, minha diversão era passar o dia lá jogando por apenas 1 real a hora, mas acabou que fui impedida de jogar lá pois minha avó dizia que era coisa de menino e que não pegava bem uma mocinha como eu se enfiar num lugar cheio de marmanjão. Por sorte minha mãe sempre me deu brinquedos de menino e de menina e pude crescer feliz, mas até isso acontecer fui retirada de muita coisa na minha vida que eu poderia ter gostado mas não podia porque era "de menino". Mas tudo bem, sem dramas né, é apenas um fato que muitos passam, inclusive meninos.
Dai que de uns tempos pra cá veio um fenômeno de desprezar tudo quanto é "modinha". Pessoas sentam em frente ao pc e vão xingar aqueles que "não gostam de verdade" de alguma coisa, seja música, filme etc. Começam a xingar de poser e vomitar preconceitos pra tudo quanto é lado, fazendo uma lista de coisas que se deve fazer ou ter para ser considerado um verdadeiro fã. As pessoas se preocupam mais com quem gosta da mesma coisa que elas do que com a coisa em si. Beleza.
Mas agora junte isso com o machismo, e vou contar um segredo pra você agora: ele não acabou. Mulheres continuam ganhando menos no mundo do trabalho e ficam sobrecarregadas com as tarefas de casa pois ainda é visto como um dever somente delas, quando o homem também deveria ajudar, e isso não são casos particulares não, tá em todo canto e é mais comum do que se pensa.
E assim nasce a Attention Whore, uma mistura do fenômeno da modinha com o machismo, tcharam!
 Imagem
Uma imagem bem explicada de como uma mulher "decente" deve se comportar nos games para não ser julgada de Attention Whore.
E agora temos isso que você vê acima: um bando de gente fazendo imagens de como uma garota deve ou não se comportar para não correr o risco de ser julgada. E o pior é que milhares e milhares de garotas procuram mudar o seu jeito de ser para não acabar se transformando em uma Attention Whore, mas não importa o que elas façam, sempre vão ser julgadas de alguma maneira porque os homens simplesmente não aceitam o fato de que elas podem realmente se inserir no mesmo mundo que eles, e se elas erram em algo, é porque elas são mulheres, não porque foi um acidente, ou porque estão aprendendo; se elas acertam e ganham, é porque são homens disfarçados. Quando não é isso, é um monte de gente pedindo pra adicionar, propostas de casamento infinitas, pedidos de amizade no facebook com direito a análise as fotos pra ver se é bonita mesmo, e se não for bonita do jeito que eles querem, coitada, é xingada de gorda, sozinha, ridicula.
As mulheres gamers sempre estão nesses dois extremos: ou são gordas sozinhas, ou são vadias querendo chamar a atenção e pegar macho, nunca tem uma identidade própria, parecem nunca gostarem realmente de videogames, são sempre dependentes da opinião masculina, sempre. Mas não, estou exagerando e o machismo já acabou faz séculos não é mesmo?
E ai que o espaço destinado a elas nos games não é tão grande assim, pois elas não são vistas como jogadores normais, e sim como uma pessoa que está ali para posar, se mostrar, pegar macho, chamar a atenção, receber elogios, mas nunca está lá pois gosta de jogar, pois quer aprender, ou simplesmente porque quer reconhecimento, porque não? A nossa cultura nunca dá espaço para a mulher ser vista como ela é de verdade, sempre tem que ter alguma sensualidade ou agradar de alguma forma os homens, procurar um lugar onde ela possa ser reconhecida é muito difícil, e ela acaba sendo julgada, sempre.
Não quero vitimizar as mulheres, quero apenas deixar claro aqui que esse preconceito existe e eu mostrei de forma aberta e verdadeira nesse texto. E quero fazer sim um apelo sobre tudo isso.
Que mulheres possam ter o direito de errar ou acertar sem serem julgadas por seu gênero, e sim por suas habilidades. Que mulheres possam se sentir livres para vestirem a roupa que quiserem e fazer o cosplay de quem for, podendo mostrar o seu corpo da maneira que quiser sem ter que se submeter a babacas cagando regras em suas vidas. Que elas possam querer aprender um jogo só porque o carinha que ela tá afim/namorado gosta, e que possam ter o direito de saber pouco sobre esse game, afinal isso será um problema dela e ninguém tem que ficar ditando a ela o que ela deve fazer para jogar tal coisa. E que elas possam se sentir livres para mostrar ou não mostrar que gostam de games, mostrar ou não mostrar que sabem sobre tal jogo, mostrar ou não mostrar os peitos para os garotos gamers que elas conheceram em algum jogo online. Para que elas possam ser vistas como todos os outros jogadores, de igual para igual. E que esses caras que gostam de julgar e julgar e julgar, possam aceitar que as mulheres podem sim acabar com eles em um jogo, e que isso não é vergonha nenhuma.




Leave a Reply.