Em todos os jogos online, há uma clara definição de quem manja do jogo e quem está aprendendo. Em torno disso se montou um grande preconceito e intolerância por quem não conhece todos os mecanismos do jogo. Isso está presente em todos os tipos de games, porém neste post vou me limitar ao MMORPG.
Bem, o mundo aberto dos MMO's nos permitem ver tudo quanto é tipo de gente, de tudo quanto é tipo de leve, andando pra lá e pra cá, vendendo coisas, precisando de grupo para completar tais missões, é um universo miscigenado, cheio de gente de vários países, ou vários lugares. Mas tudo vira a mesma coisa quando alguém se mostra não conhecer as mecânicas do jogo. Há muito tempo atrás li um post de um cara jogador de World of Warcraft na Coréia (desculpem, não achei o post, o que é uma pena :/) onde ele foi extremamente posto de escanteio por não conhecer muito do jogo, e postou no fórum local um pedido de desculpas por não saber de tudo e que ele só queria se divertir com as outras pessoas, ele só queria amigos. Um post realmente muito tocante.
Essa intolerância toda com quem não conhece deixa a comunidade gamer bem afastada e separada, as pessoas que estão ali por diversão acabam não encontrando um ambiente tão flexível assim, e acabam se cobrando demais ou até desistindo do jogo por conta da pressão, pode parecer exagero, mas não é. É extremamente legal quando alguém te ajuda em algumas coisas dentro do jogo, quando alguém é educado com você. Te dá vontade de seguir em frente com aquilo, de querer aprender mais, mas quando alguém te repreende e você passa a ser rechaçado, isso se torna incomodo.
Que jogue a primeira pedra quem nunca foi para um jogo para esquecer dos problemas do mundo lá fora, quem imergiu nesse universo cheio de coisas fantásticas para se animar depois de um dia cansativo e só com decepções, mas ai, se depara com pessoas arrogantes julgando as outras, xingando, ameaçando, e não sei mais o quê. Isso fica muito evidente quando alguém te convida para um clã, e ao pedir ajuda no chat desse clã, as pessoas te humilham ou até mesmo te expulsam.
Cadê o espirito esportivo de jogo? Cadê a humildade? É decepcionante ver o quanto uns cobram conhecimento absoluto de outros a ponto de separa-los e marginalizá-los com isso. Com brasileiros, infelizmente, isso se torna mais nítido, já que a imagem principal que ainda temos é de sermos trolladores, inconsequentes, o que é uma imagem preconceituosa, claro, mas que é muito perpetuada em MMO's. Ainda espero ver (sei que é utopia :/) um universo realmente confortável em MMO's, onde as diferenças sejam respeitadas, afinal, ninguém nasceu sabendo jogar, todos já passaram por situações em que desconheciam muitas coisas em games. E como os MMORPGS representam praticamente uma sociedade, que isso melhore, e que as regras de convivência sejam mais praticadas pelos jogadores, afinal, ninguém merece ser desrespeitado ou humilhado de nenhuma forma.
E você que não tem paciência com noobs, apenas vá com calma, se não quiser se mover para ajuda-lo, não humilhe também, nem que você o ignore, mas saiba respeitar o espaço de cada um dentro do jogo, afinal, todos tem o direito de não saber tudo.



Leave a Reply.