Sabe qual é a musiquinha do Mário? Se só de lembrar de dá uma sensação engraçada e você lembra da infância, você sofre de nostalgia.
A nostalgia não é mais do que aquela sensação de saudade vinculado ao desejo de ser viver aquela emoção específica. Várias coisas podem despertar isso, uma música, um lugar, um cheiro etc.  A nostalgia é diferente da saudade, pois se refere a uma idealização do passado pelo qual nunca mais voltaremos. Triste né? :(

De uns anos pra cá, muitos de nós passaram a infância na frente dos videogames, então é perfeitamente normal que sintamos nostalgia ao lembrar de algum jogo que fez parte das nossas brincadeiras infantis, porém, não é só um game que desperta esse sentimento. É todo um contexto pelo qual passamos na época, que vai desde a casa que morávamos, as comidas que comíamos, os amigos que tínhamos, algum perfume específico, e também a excitação de ganhar um jogo novo ou de passar algum desafio na época. Os primeiros sentimentos em relação a algumas coisas que temos são muitos especiais, muito únicos, e dificilmente eles voltam.
Por isso, quando vemos um jogo que jogamos há muito tempo, dá aquela sensação gostosa, rica em detalhes, porém, ao jogá-lo, muitas vezes nos frustramos pois ele não dá a mesma sensação de antes, ele já não parece tão legal quanto ele era, e isso é por que carregamos de sentimento aquele jogo.
Por mais que você tente, você nunca conseguirá reproduzir na íntegra um momento pelo qual você já viveu. Os sentimentos estão modificados, você tem uma outra forma de ver. Imagina nos olhos inexperientes de uma criança o que é um game? É uma explosão de cores, de sensações, de coisas inacreditáveis, e que hoje em dia, você já não acha mais tão inacreditável assim, muito mais com o avanço monstruoso dos gráficos.
Mas apesar de tudo, você ainda vai tentar jogar de novo, eu sei. É bom, é reconfortante. Te traz uma paz que talvez há muito tempo não tinhamos, uma segurança, uma felicidade.
Por isso, mesmo que não pareça o mesmo, não desista de buscar aquele jogo antigo, não desista de tentar zerá-lo, de ouvir sua trilha sonora, não deixe de reviver por alguns minutos toda a sua infância. Mesmo que ela não volte mais, é muito importante tê-la ao seu lado.




Leave a Reply.